CASE STUDY - LIX-POTH - Casos de Sucesso - Rodalgés

CASE STUDY - LIX-POTH

Ref. LIX-POTH Rodízios confiáveis mesmo sob frio extremo
O Cliente
É uma empresa de biotecnologia escandinava, líder mundial em biotecnologia com quase 3.000 funcionários, que fabrica excipientes naturais para a indústria alimentícia, agrícola e médica.
O Desafio

Produtos sensíveis são criados em ambientes extremamente controlados e às vezes precisam ser arrefecidos a -60ºC. Isso é feito em câmaras frigoríficas especiais, nas quais os produtos são armazenados em gaiolas. As rodas giratórias usadas devem permanecer estáticas durante longos períodos de tempo sob temperaturas extremamente baixas – algumas durante meses. As rodas também devem suportar as grandes diferenças de temperatura entre as diferentes zonas de trabalho.

A empresa tinha problemas contínuos com este tipo de rodas. As bandas de rodagem eram frágeis e quebravam facilmente e os suportes oxidavam-se rapidamente, o que causava avarias e os rodízios ficavam inutilizáveis. Isto criava problemas na manipulação por parte dos funcionários, reduzindo a eficiência e aumentando os custos de manutenção e por isso esta empresa de biotecnologia estava à procura de uma solução.
A Solução

Os especialistas da fábrica dinamarquesa da BLICKLE analisaram os requisitos do cliente e desenvolveram para esta aplicação especial uma solução ideal baseada no LIX-POTH. A modificação: os rolamentos da roda e da cabeça giratória são lubrificados com graxa especial resistente a baixas temperaturas (até -70ºC).

Isso garante que as partes móveis tenham ótima proteção mesmo sob temperaturas muito baixas. Durante a fabricação, a lubrificação é realizada de maneira a que nenhuma bolha de ar se forme quando a graxa é introduzida. As bolhas poderiam formar condensação devido à mudança repentina de temperatura de valores negativos a positivos e ao voltar a ambientes com temperaturas muito baixas. Essas bolhas congelariam, piorando a funcionalidade da roda e aumentando o desgaste da mesma.

A roda da série POTH com núcleo de poliamida e banda de rodagem de poliuretano termoplástico oferece, também a temperaturas muito baixas, um bom desempenho, baixa resistência ao rolamento e direção, faz pouco ruído e não deixa marcas no solo. Por tudo isto a roda é adequada para uso em ambientes sensíveis. Durante os testes, o cliente verificou a funcionalidade do rodízio com resultados bem sucedidos, confirmando-se na prática as características subjacentes a esta série. O LIX-POTH foi, nestas condições tão adversas, claramente superior, funcionou melhor e foi mais resiliente que os modelos concorrente utilizados anteriormente, portanto o cliente optou pela alternativa BLICKLE para utilização permanente.

BLICKLE LIX-POTH

Vantagens do produto e informação técnica LIX-POTH 100XK-884564:

  • Suporte e rolamento inoxidável, adequado para uso em ambientes com alta humidade;
  • Cabeça giratória com massa lubrificante especial resistente a baixas temperaturas para utilização a -70ºC;
  • Lubrificado de modo a que não se criem bolhas de ar, o que permite que nenhuma condensação seja criada com a mudança repentina de temperaturas;
  • Excelente desempenho da roda POTH em temperaturas frias extremas, resistência reduzida ao arranque e viragem, ruído reduzido e não deixa marcas no solo.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi